26/08/2019 às 14h45min - Atualizada em 26/08/2019 às 14h45min

O que você precisa saber sobre os incêndios florestais da Amazônia

WWF
CORPO SE BOMBEIROS DE PIMENTA BUENO(R0)
Por WWF

Por que a Amazônia é tão importante?
É um ecossistema único e insubstituível. É a maior floresta tropical e o sistema fluvial mais extenso do planeta. Seus 6,7 milhões de quilômetros se estendem por nove países e habitam 10% das espécies do planeta. O bioma é primordial para o bem-estar da humanidade: ajuda a estabilizar o clima e o ciclo hidrológico no mundo todo e gera inúmeros serviços ecossistêmicos que promovem a segurança alimentar e garantem água e energia para toda região. Esse tesouro natural é lar de 34 milhões de pessoas, incluindo mais de 350 povos indígenas, alguns deles vivendo em isolamento voluntário.
 
Qual o papel da Amazônia na provisão de água e na luta contra a crise climática?
·    É simples: se não conservarmos a Amazônia, perderemos a luta contra a crise climática. O bioma possui as maiores reservas de carbono do mundo que podem se perder caso avance o desmatamento, ocasionando ainda a liberação de milhões de toneladas de gases de efeito estufa, piorando o cenário climático.
 
·     Por outro lado, a Amazônia tem um papel fundamental na regulação do clima porque recicla sua própria água, gera umidade e permite um clima adequado na América do Sul, mesmo em regiões mais afastadas do bioma. 
 
·     O bioma abriga 20% da água doce do planeta porque tem mais de 1.000.000 de km2de ecossistemas de água doce nos países da região.

Como se originaram os incêndios?
Historicamente, os incêndios da Amazônia estão ligados ao desmatamento para a expansão agropecuária. Queimar a floresta tem sido uma das técnicas mais usadas para converter o solo para a agricultura e pecuária. As queimadas provocadas são iniciadas como incêndios controlados, mas alguns fogem do controle. O desmatamento para cultivo fragmenta a floresta e favorece a propagação do fogo.

O que está acontecendo no Brasil não é exceção. Segundo dados do IPAM, os 10 municípios em que há mais incêndios são os mais desmatados. Vale ressaltar que a estação seca deste ano ocorre dentro da normalidade, portanto não pode ser atribuído ao clima o grande número de incêndios do momento.
 
Combater o incêndio requer recursos. O fogo e os incêndios florestais são causados pela ação do homem, começando pelo desmatamento. As políticas públicas devem atuar para acabar com o desmatamento da Amazônia.
 
Quais são as zonas mais afetadas pelos incêndios?
Os incêndios recentes estão devastando áreas enormes da Amazônia no Brasil e na Bolívia e outras regiões como o Bosque Chiquitano, o Chaco, o Pantanal e o Cerrado (também atingindo o Paraguai).
 
Qual é a importância do Pantanal?
·       É a maior área úmida do planeta e regula o clima da região.

·       Concentra uma rica biodiversidade: mais de 4 mil espécies de animais e plantas já foram registradas.
 
Qual o impacto causado pelos incêndios na Amazônia e no Brasil?
·     Os incêndios, que se intensificaram há duas semanas, aumentarão a crise climática por conta das emissões de carbono provenientes da queima de matéria orgânica. As áreas afetadas serão mais vulneráveis às secas, inundações e outros efeitos das mudanças climáticas devido à falta de cobertura vegetal.
 
·     A perda de floresta reduzirá também a capacidade de absorção do dióxido de carbono por parte dos ecossistemas. 
 
·     A geração e a dispersão da fumaça compromete a qualidade do ar de várias regiões próximas aos incêndios e também cidades mais afastadas como o que foi vivenciado em São Paulo.
 
·     O impacto imediato dos incêndios na biodiversidade causa a morte de milhares de animais e plantas que habitam a floresta, entre eles, espécies emblemáticas como a onça-pintada, mas também a perda de habitat das espécies sobreviventes.
 
·      Do mesmo modo, os incêndios causam graves problemas sociais, econômicos e de saúde pública. Os meios de vida de pequenos produtores locais e povos indígenas estão ameaçados pelo avanço das chamas. A comunidade indígena Chiquitana de Santa Mônica, na Bolívia, é uma das mais afetadas: perdeu mais de R$ 240 mil de lucro vindo do trabalho com a madeira sustentável.
 
·     O aumento das queimadas e do desmatamento gera diminuição da evapotranspiração da floresta amazónica e, consequentemente, a diminuição dos rIos voadores, responsáveis pela maioria das chuvas que ocorrem no continente.
 
·     Vale lembrar que a Amazônia abriga árvores de mais de 100 anos, portanto, os incêndios provocam um impacto incalculável. Recuperar o que se perdeu levaria décadas. A auto regeneração da floresta é um processo de longo prazo.
 
·     Também está em risco a água, pois as florestas são as principais captadoras desse recurso e são responsáveis por abastecer as fontes que, finalmente, levam a água até as cidades.
 
·     Os efeitos combinados do desmatamento e crise climática podem gerar uma perda de até 58% das espécies florestais até 2050.
 
O que o WWF está fazendo agora mesmo pela Amazônia?
Existem diversas ações em andamento:
·     Incentivamos o uso sustentável da floresta com a ajuda das comunidades locais

·     Trabalhamos pela criação, ampliação e melhora da gestão das áreas protegidas que conservam um grande número de espécies no bioma

·    Trabalhamos na restauração, ou seja, na devolução das características originais de uma área de floresta degradada por meio do reflorestamento de espécies nativas

·    Trabalhamos com as comunidades locais para melhorar a governança e a tomada de decisões em seu território 

·     Promovemos o desenvolvimento econômico sustentável na região, baseado na conservação

O que cada um de nós pode fazer para ajudar numa situação difícil como essa?
·   Manter-se sempre informado sobre o que acontece na Amazônia e todas as ameaças que ela enfrenta.

·     Usar o poder das suas redes sociais para compartilhar informações com familiares, amigos e colegas de trabalho.

·     Incluir mais opções vegetarianas em suas dietas e escolher produtos que não estejam associados ao desmatamento.

·    Exigir do governo e autoridades competentes que implementem ações urgentes para deter o desmatamento na maior floresta tropical do planeta.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »